"Em vez de estar sempre em busca do tempo perdido, vamos procurar ver o tempo ganho..."
Devido ao caráter imaterial do tempo, muitas pessoas não têm a mínima idéia de que se trata de um recurso escasso a ser explorado com disciplina e protegido de ladrões e desperdiçadores.
Sim, existem ladrões e desperdiçadores de tempo, entre os quais podemos citar alguns: telefonemas mal planejados, interrupções constantes nas atividades desempenhadas, falta de planejamento das atividades para otimizar resultados, mau uso de e-mails – em casos que mais complicam que ajudam na resolução de problemas – procrastinação de decisões, que se tomadas lógica e rapidamente podem ser efetivas e liberar a pessoa para outras atividades, entre outros.
Mas existem algumas coisas que podem ajudá-lo a melhor administrar seu tempo:
Antes de tudo, é preciso ter uma clara percepção do que podemos fazer no tempo disponível. Portanto, analise o seu dia-a-dia e busque entender as oportunidades de melhoria (mudanças de horários, de atividades, etc.)
Em seguida, procure classificar as atividades em grupos:
» importantes e urgentes (não podem ser deixadas para depois, são de execução imediata);
» importantes, mas não urgentes (tem o segundo lugar na lista de atividades);
» urgentes, mas não importantes;
» não importantes nem urgentes (ficam para o final da lista de atividades).
Procure planejar o seu dia-a-dia. Utilize uma lista simples de atividades devidamente classificadas; para aquelas que não são completadas, verifique o motivo. Identifique problemas e busque oportunidades de melhoria.
Não tente fazer tudo de uma só vez, lembre-se de que a constância e a disciplina podem trazer bons resultados para a solução de listas extensas de atividades.
Com essas medidas simples, podemos tornar o tempo nosso aliado. Em vez de estar sempre em busca do tempo perdido, vamos procurar ver o tempo ganho, salvo ou otimizado. Boa sorte e sucesso.
José Luis Amâncio é diretor associado da consultoria Metis Quality. Economista com especialização em Comércio Eletrônico, Planejamento Empresarial e Logística, é pós-graduado na FGV.
domingo, 28 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário